sexta-feira, março 28, 2014

O impacto do amor



Por Gary Chapman


O amor o é a nossa única necessidade emocional. Psicólogos têm  observado  que  entre  nossas carências básicas encontram-se a segurança, a autovalorização e o significado. O amor, no entanto, relaciona-se com todas elas.

Se me sinto amado (a) por meu cônjuge, consigo relaxar, pois confio que seu amor não me fará mal algum. Acho-me seguro (a) em sua presença. Posso enfrentar muitas incertezas em meu emprego e ter inimigos em outras áreas de minha vida, mas sinto segurança em relação a meu cônjuge.

Meu  senso  de  autovalorização  é  alimentado pelo fato de saber que meu cônjuge me ama. O amor que ele me dedica aumenta minha auto-estima.

A necessidade de significado é a força emocional por trás da maior parte de nossos atos. A existência humana é pautada pelo desejo de sucesso. Queremos que         nossas       vidas valham a   pena.  Temos       nossas próprias  idéias  de  onde  encontrar  esse  significado e trabalhamos duro para atingir nossos alvos. Ser amado (a)        por    nosso       cônjuge   aumenta        nosso senso   de significado. Concluímos: “Se alguém me ama, então devo significar algo para essa pessoa”.

Tenho   significado  porque  sou   a   obra-prima   da criação. Possuo a habilidade de pensar em termos abstratos, comunicar meus pensamentos por meio de palavras e tomar decisões. Através da palavra escrita ou gravada,            posso                 beneficiar-me                    com os    pensamentos daqueles que me precederam. Sou enriquecido pelas experiências de outros, mesmo que tenham vivido em épocas e culturas diferentes. Com a morte de meus familiares e amigos, experimento o fato de que há uma existência além do material. Concluo que, em todas as culturas,  as  pessoas  acreditam  no  mundo  espiritual. Meu coração afirma que isso é verdade, mesmo que minha  mente,        treinada     em             observação        cienfica, levante questionamentos a esse respeito.

Tenho significado. A vida possui um sentido. Existe um propósito mais alto. Quero acreditar nisso, mas não consigo  encontrar esse    significado     até     que             alguém expresse amor por mim. Quando meu cônjuge, de forma amorosa, investe tempo, energia e esforço em minha pessoa, acredito que tenho significado. Sem amor, passo a vida inteira na busca do significado, da autovalorização e da segurança. Porém, quando experimento o amor, ele impacta positivamente todas estas necessidades. Torno- me então livre para desenvolver meu potencial. Sinto- me mais      seguro      em  minha       auto-estima e                 posso canalizar meus esforços para outra direção ao invés de ficar obcecado com minhas próprias necessidades. O amor

verdadeiro sempre resulta em libertação.

Nenhum comentário: