segunda-feira, março 24, 2014

Bom mesmo é ter coragem

créditos: Getty Images
Bom mesmo é ter coragem

O mundo anda repleto de falsa demagogia e parece que retrocedeu na sua forma de pensar sobre tudo. Fala-se demais e age-se de menos. Para falar bonito já basta Shakespeare. Agir bonito são outros quinhentos.

Sócrates é tido como o maior filósofo de todos, mas não tem nenhuma obra publicada. O objetivo dele era apenas provocar a discussão sobre qualquer assunto, a fim de buscar uma visão mais clara e leve de tudo. O segredo era misturar humildade e reconhecer que nada sabia, com a ousadia de desafiar o mundo a pensar melhor sobre tudo.

Ou seja, há mais de dois mil anos Sócrates sabia mais do que muita gente sabe nos dias de hoje, pois não julgava sem embasamento. Apenas discutia e respeitava a visão de cada homem para um bem comum.

O que se vê atualmente é muita gente preocupada com a vida alheia, julgando cada passo que acha ser discordante do que pensa. Ora, meu amigo, o livre arbítrio está aí para isso! Cabe a cada um achar o que é melhor para si. O que não cabe a ninguém é julgar ou sair por aí falando mal do outro.

É justamente esse pensamento julgador que freia o mundo. Que impede empresas de ousarem mais, de pessoas optarem por um novo visual, de amores se declararem, da vida ser mais leve.

Os loucos do mundo mudaram a história assim, usando uma boa dose de loucura para desafiar suas próprias capacidades e, por consequência, conquistar admiradores em prol de uma causa nobre.

Permita-se! Afaste-se de pessoas que sugam sua potência, que te impedem de fazer algo por acharem que sua atitude não se encaixa nos moldes tidos como corretos. Quem dorme com sua consciência é você, e cabe somente a você saber o que é melhor na sua rotina.

Faça tudo o que pensa ser bom, desde que não prejudique outros. Azar do malandro que julga. Deixar um impulso para trás por causa dos outros? Jamais! Siga o baile, faça a sua parte. Ouse.




Por Gustavo Sana

Nenhum comentário: