terça-feira, julho 09, 2013

Você está passando pela crise dos 3 meses?

Diagnóstico:  Você Está Passando Pela Crise dos 3 Meses
Por Daniel Oliveira

É a lei da natureza: toda criança cresce, todo mundo morre um dia, toda torrada cai com a parte da geleia virada para baixo e todo mundo passa pela crise de 3 meses de relacionamento. Tudo bem, você pode ser um daqueles sortudos que acham notas de R$ 50 no bolso da calça jeans e também não passa por isso. Não agora. A crise dos 3 meses é tão esperta que consegue enganar até os mais entendidos do assunto – como se fosse a morte da sequência de “Premonição”. Uma hora ela vem atrás de você e você vai ter que enfrentar a dura realidade de que nem tudo no seu relacionamento é gostoso feito chocolate.
E quais são os sintomas? 3 meses é o tempo necessário para um relacionamento “amadurecer”. Não é mais aquele início em que trocar 98 mensagens por dia é considerado fofo, ou aquela mania de tirar cravos e espinhas em público ainda não é considerada nojenta e nem um pouco higiênica. Você já sabe o que gosta e o que não gosta no outro e começa a perceber que a mania dela de fazer voz de bebê é irritante. Ou que as críticas dele sobre cinema pastelão não passam de uma tentativa cult de ser chato. Essas coisas começam a aparecer com mais frequência e de forma mais clara. A necessidade de agradar o outro e fazer ele te admirar já deixou de ser prioridade. As máscaras caem. Se você quer esconder a  cabeça no vaso sanitário pra não ter que ouvir a voz dela quando chega do trabalho, ou não quer nem levantar da cama quando ouve o telefone tocar com alguma ligação dele, é um sinal de atenção.
Essa é a sua prova de fogo, jovem iniciante. A fase do país das maravilhas já passou e tá na hora de ver se você consegue enfrentar a rainha de copas – ou se corta ou perde a cabeça como ela. Aquele papo de que vocês eram a metade da laranja do outro é balela e você começou a ver que tá mais pra maçã e que ele(a) tá mais pra abacaxi. É aquele velho ditado que você escuta quando consegue passar no vestibular de medicina: passar é fácil, o problema é manter-se dentro disso. Para chegar até o fim, é preciso querer demais e atropelar as adversidades.
Tá. Beleza. Já deu tempo de você se diagnosticar e ver que tá passando por essa crise – aos 3 meses ou aos 3 anos. Algumas vezes ela tarda, mas não falha. Não é bem que você não o(a) ame ou algo do tipo, nem que a paixão tenha acabado, nem nada disso. É só que você saiu do mundo dos contos de fadas e agora tá vendo que a sua relação é feita de gente. E gente erra o tempo todo. E gente (se) irrita o tempo todo. E gente perde a paciência o tempo todo por qualquer coisa. A nossa sorte é que gente também pode e sabe conversar, e dá pra resolver as coisas na base da paciência e do diálogo. Ou vai me dizer que você se esqueceu de que uma relação é feita de ceder e dar o braço a torcer pra ganho coletivo? Caso tenha se esquecido, volte 3 casas (ou 3 meses). E comece um novo relacionamento. Porque esse daí – esse mesmo que você tá vivendo e parece estar desistindo – não vai sobreviver à tal da crise.

Nenhum comentário: