terça-feira, julho 09, 2013

Complexo de vira-lata

Por Dra. Juliana Amaral

Complexo de vira-lata
A insegurança é uma grande inimiga dos vínculos amorosos. Ela interfere negativamente e impede que a relação se desenvolva e está diretamente relacionada à autoestima.

Alguém que tem problemas em enxergar qualidades se considera, entre outras coisas, inferior, sem atrativos, rejeitado e pouco interessante. Essa visão impossibilita que uma relação amorosa seja vivida de forma plena e saudável.

Essa insegurança vem do passado - possivelmente desde a infância. Uma convicção errada que a pessoa carrega por toda a vida e que traz consequências sérias quando a pessoa entra numa relação amorosa.

A pessoa insegura costuma manifestar sua insatisfação por meio de ciúmes e desconfiança que em geral não surgem no início, mas após a fase de encantamento (quando o outro ainda é perfeito). Com o passar do tempo, a relação idealizada cede lugar ao imperfeito e aí surge a relação real entre duas pessoas, com defeitos, inseguranças e frustrações comuns.

O inseguro por medo de não ser bom ou amado o bastante, coloca em prática o controle sobre a vida do outro, policiando cada passo, cada gesto, cada movimento.

Alguns vão mais além e abrem mão de suas próprias características como opiniões, prazeres antigos, lazer com amigos, projetos pessoais, tudo para estar inteiramente ligado à vida do companheiro e assim sentir-se amado.

O inseguro sofre duplamente. Primeiro por não se considerar interessante o suficiente e segundo por ter a certeza de que todas as outras pessoas são melhores, mais inteligentes, mais bonitas, mais atraentes, mais seguras, mais completas. E assim se vê cada vez mais diminuído.

Todas essas convicções (na maioria das vezes inconscientes) determinam sua forma de ser no mundo e como você vai se comportar numa relação, tornando-o dependente emocionalmente.

Entretanto, você pode mudar essa situação. Comece um esforço pessoal em querer superar-se e tornar-se uma pessoa mais saudável, com melhores perspectivas amorosas e com uma visão mais positiva sobre si mesmo. Mude a rota e arrisque-se um pouco mais, afinal fracasso e sucesso fazem parte da vida!

Nenhum comentário: