segunda-feira, junho 24, 2013

Sábios Conselhos


Autor:  Professor Antonio Claudio Sales Pinheiro

(Parte do Discurso - Turma Contábeis FAROL - 2012)

 

Antes de tudo, agradeço a vocês formandos pela deferência, e por considerarem que possuo as qualidades necessárias para ser patrono da vossa turma.

Não creio que este momento seja adequado para falarmos de contabilidade, afinal, falamos disso por quatro anos, portanto, falemos de coisas mais leves.

 

Também não esperem de mim conselhos, primeiro porque não me acho habilitado para isso (a pouca idade não me permite), segundo, porque conselhos são fórmulas prontas e as pessoas e suas vidas não são fórmulas prontas, ou seja, o que serve para mim hoje, pode não servir para vocês ou até mesmo pode não servir para mim amanhã.

 

Então, serei tão somente egoísta, e apenas direi o que penso sobre algumas coisas que já vi e vivi e como eu as vejo da minha janela. Portanto, não tomem como conselho o que vou dizer, mas apenas como uma conversa que nunca tivemos:

 

OS SONHOS

Tenham sempre sonhos. Sonhar é bom, mantém a esperança ativa e lhe dá objetivos. Mas sonhar é diferente de delirar. Sonhar implica reconhecer que o sonho é possível de ser realizado, mas consciente que é necessário mover-se em direção a ele. Trabalhar pelo sonho. Enfrentar as adversidades que certamente existirão até que o sonho se realize. Sonhar é estar preparado para a Vitória, mas disposto a vencer os desafios de sua conquista. Sonhar que tudo dará certo e que não existirão problemas é tão somente delirar e não sonhar.

 

O AMOR

Amem muito, mas muito mesmo. Amem seus pais, seu filhos, maridos/esposas, namorados/namoradas, seus amigos, enfim, amem bastante. Mas não esqueçam que as pessoas têm defeitos, que todos nós temos dias ruins e que as contas vencem, portanto, o amor é alimento da alma, mas o corpo precisa ser alimentado do fruto do seu trabalho.

 

O TRABALHO

Este também é importante. Precisa ser feito com dedicação, comprometimento, alegria.

Não sejamos hipócritas, trabalhamos por dinheiro, não só por dinheiro, mas muito mais por ele. E qual o problema nisso? Nenhum. Não precisamos nos justificar ou nos culpar por isso, afinal, precisamos sonhar, amar e pagar nossas contas!

 

O DINHEIRO

Este é um perigo.

Nós somos contadores e precisamos saber lidar bem com o nosso próprio dinheiro. Portanto, saibam que no final das contas o dinheiro precisa ter alguma utilidade para você, além de apenas possuí-lo.

Ter muito dinheiro não é garantia de que você não terá uma vida miserável, principalmente se você considerá-lo a coisa mais importante.

O sucesso ou o fracasso não é medido pela quantidade de dinheiro que conseguimos ganhar ou guardar, porque ser rico não lhe garante nada na vida.

Mas precisamos sonhar com ele, amá-lo e trabalhar para ganhá-lo, pois afinal, precisamos pagar nossas contas!

 

O FRACASSO

O fracasso é reservado para quem não sabe sonhar, não consegue amar e tem preguiça de trabalhar!

Para os que olham para a vida com amargura e que só conseguem enxergar defeito nas pessoas e são incapazes de reconhecer as potencialidades que elas certamente têm.

Para os que só reclamam de tudo e de todos, mas que nada fazer para melhorar até a si mesmo.

 

O SUCESSO

O sucesso depende somente do ponto de vista de quem olha, portanto, quando olho pra vocês formandos eu vejo sucesso em cada um.

Em torno de 12% dos que começam o ensino fundamental chegam ao ensino superior e apenas 17% das pessoas entre 18 a 24 anos estão matriculadas no ensino superior e destes apenas 75% concluem seus cursos, portanto, vocês já são "a cara do sucesso". Agora é fazer desse sucesso o óbvio: mais sucesso!

 

A FELICIDADE

Mais importante do que pagar nossas contas é saber fazer bem estas contas, saber usar bem o dinheiro, porque ele precisa servir para lhe dar qualidade de vida e apenas guardá-lo não vai lhe trazer isso.

Nenhum comentário: