terça-feira, abril 16, 2013

Como lidar com a rejeição no Jogo da Conquista

Por Rodrigo Farah

A rejeição não é sua culpa. Evite sempre pensar isso

A rejeição é um dos assuntos mais complicados no Jogo da Conquista. Ela pode afetar diretamente sua autoestima e, se você não souber encará-la da maneira correta, poderá sofrer consequências marcantes. Mas por que a rejeição acontece? Há como evitá-la? E o mais importante: qual a melhor forma de lidar com ela?

Para começar, é importante falar justamente sobre o termo “ser rejeitado”. Ele passa uma mensagem negativa. Uma ideia equivocada de que a pessoa rejeitada na relação é sempre culpada por isso. Ou seja, faz parecer que o indivíduo fez algo errado – ou deixou de fazer.


Foto: Getty Images Ampliar
Não deixe que um “fora” derrube a sua autoestima
As causas da repulsão muitas vezes estão fora do controle da pessoa rejeitada. Por exemplo, o alvo da sedução pode negar algum pedido por já ter um parceiro, por estar simplesmente de mau humor e outras coisas do tipo.

E nenhum desses fatores é culpa do indivíduo. Mesmo assim, a pessoa acaba se tornando uma vítima dessa ideia negativa por conta de algo chamado distorção cognitiva, uma espécie de deformação no pensamento.

É preciso deixar uma coisa clara. O Jogo da Conquista está diretamente ligado à discriminação. Você está escolhendo e sendo escolhida. E sempre que você passa por uma experiência ruim sofrerá com isso. Entretanto, o processo pode ser muito pior se você for vítima de falsas suposições ligadas à rejeição (as distorções cognitivas).

“Fui rejeitada, ele não gosta de mim”. “Não fui boa o suficiente”. Cuidado, pois tais pensamentos podem ter ideias erradas e gerar algo pior, como: “Eu não presto, sou muito ruim” – algo extremamente prejudicial à autoestima.

Para se proteger desses pensamentos injustos é preciso atacá-los. Por isso, lembre-se do seguinte:

1 - Toda investida (por um encontro, beijo, etc...) é única. Não generalize as vezes em que foi rejeitada. Tenha em mente que cada pessoa e local é diferente. Logo, cada caso também é.

2 - A rejeição não é sua culpa. Evite sempre pensar isso. É claro que você pode pensar em algo que poderia ter feito de diferente. Mas saiba que o desinteresse do outro pode muito bem estar ligado a problemas dele e não seus.

3 - A rejeição não diz nada sobre você como pessoa. O alvo que te rejeitou não te conhece profundamente. Então, como rejeitou algo por inteiro que nem sabe como é? Algumas conversas ou até mesmo alguns encontros não qualificam o outro a julgá-la como pessoa.

A partir do momento em que você conseguir lidar bem com a rejeição, não terá sua autoestima afetada. E saiba de uma coisa importante no Jogo da Conquista: a segurança é extremamente sensual para ambos os sexos e gera atração. Ou seja, aumente sua confiança!

Um comentário:

Anônimo disse...

Como lidei com essa situação .
gostei de uma cara dos EUA
ele parecia tbm ter gostado de mim ,levei muito a sério a conquista tinhamos até uma trilha sonora foi muito intenso apesar da distancia,acho que o difícil fas com que a relação fique mais forte,2 semanas dpois ele desapareceu do Skype não falou mais comigo.um dia entrei no Skype e perguntei quanto tempo.
ele simplesmente não respondeu nada .
nunca fiquei tão arrasada em toda a minha vida como aquele dia.dei um ponto final.deletei tudo que fazia eu lembra-lo ,posso dizer que ainda penso nele,mas me levantei na mesma hora em que pois um ponto final.
Era como se ele fosse minha motivação de viver,tudo ficou mais lindo com ele.
Hoje procuro pensar que ele gostava de alguém já.não quero sabotar meu subconsciente.