sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Pezinho de príncipe

créditos: Getty Images
Pezinho de príncipe

Unhas bem feitas, pés macios e sapatos lindos. Mulher com pés bonitos (ou pelo menos saudáveis) é tudo de bom. E é por isso que as mulheres não têm vergonha de admitir: pezinhos de príncipe também são importantes!

Os homens não necessariamente precisam ter pés perfeitos, sem defeitos e, digamos, bonitos. Mas um pé saudável e com carinha de limpo é uma delícia de se ver. Muitos dos cuidados básicos e que mantém os pés com uma boa aparência, mesmo que os seus pés não sejam lá aqueles dignos de comentários, já garantem um bom suspiro de alívio feminino.

Deixar as unhas curtas e rentes é o primeiro passo. Afinal, muitos dos problemas começam com unhas muito compridas. Um cortador de unhas na gaveta do banheiro é a melhor coisa, está sempre no mesmo lugar (deve voltar pra lá depois que você usá-lo) e te garante praticidade e tempo.

Para quem tem problemas com micoses, uma consulta médica com um dermatologista ajuda em qualquer aspecto. A maioria dos farmacêuticos sabe indicar remédios tópicos em gotas para as unhas com fungo. O problema de não cuidar deste probleminha, é que ele pode se agravar e se espalhar para as outras unhas e elas, então, caírem.

Falando em micose, a planta do pé é um lugar propício a este problema. Os profissionais da saúde, como os médicos e dentistas, normalmente usam branco e escolhem sapatos confortáveis para atravessar o dia. Só que todos nós precisamos deixar nossos sapatos descansar 24 horas antes de usá-los novamente, liberando o calçado para soltar os odores e secreções que nossos pés soltam até a próxima usada. O bom é se revezar em dois pares, pelo menos, para que os pés não sejam alvo de micoses e doenças de pele. Os médicos costumam pedir exames de raspagem antes de receitar pomadas com antibióticos mas, para aliviar, podem indicar vários métodos e remédios para eliminar aquele desconforto imediato.

Já o tradicional odor, nosso conhecido chulé, pode ter várias causas. O suor excessivo dos pés é o principal fator. Porém as unhas compridas, tomar banho e não secar bem os pés, e sapatos úmidos também ajudam no terrível cheirinho.

Para quem sofre desse mal desde pequeno ou usou alguns calçados que causaram chulé, talcos podem ajudar muito. Marcas tradicionais e já conhecidas são facilmente encontradas em supermercados e farmácias. Mas secar bem os pés, cortar as unhas e deixar os sapatos ´respirarem´ é fundamental para que o mau cheiro não volte a ocorrer. Trocar as meias a cada vez que forem usadas também é importante. Mesmo que pareçam limpas, a regra é usar uma vez e lavar.

Para quem sofre de frieira, uma visita ao dermatologista e um secador de cabelo vão ajudar. Isso porque muitas pessoas tomam banho correndo e mal secam seus pés. Atenção para o meio dos dedos. Pegar a ponta da toalha e fazer rolinhos entre eles seria o melhor a fazer para evitar que fiquem úmidos. Caso você não tenha muita paciência pra isso, seque entre os dedos com o secador de cabelos. Mas cuidado com a temperatura para não se queimar!

Como sabemos, em tudo na vida é melhor prevenir do que remediar. Cuidados simples com a higiene podem deixar seus pés em dia, e garanto para vocês: homens com pés bonitos não são tão cotados quanto os donos de pés saudáveis! Manter seus pés limpos já é uma dica – bem importante - para a conquista.


Por Mariana Goulart

Nenhum comentário: