quinta-feira, janeiro 24, 2013

Quem deve pagar a conta?

Por Rodrigo Farah: 

“Se não deseja liderar o relacionamento, você não deve assumir tal postura nos encontros”


Rodrigo, eu sempre fui uma mulher independente e aprendi que nunca devo depender de homem para sobreviver. Essa minha atitude muitas vezes assusta e, de vez em quando, até afasta alguns homens pelos quais me interesso. Até ai tudo bem. Mas comecei a sair com um cara bem legal e me apaixonei por ele. Só que ele insiste em sempre pagar a conta quando saímos e não acho isso muito legal. O que eu faço? [mensagem da leitora Juliana]

Poucas coisas mudaram tanto no Jogo da Conquista como o papel do homem e da mulher dentro da relação. Tradicionalmente, o dever de convidar para os encontros - e também pagar por eles - sempre foi do homem. Mas a mudança de valores na sociedade moderna foi tão grande que essa história acabou. Não existem mais roteiros fixos sobre como agir nesta situação.
E é justamente por isso que recebo muitos e-mails com perguntas do tipo: “Posso pagar a conta de vez em quando ou ele vai estranhar?” ou “Se eu convidá-lo para sair, vou parecer muito atirada?” Entre outros...

A resposta é que não existe certo ou errado quando se fala neste assunto. Você pode escolher dois rumos diferentes, que certamente irão influenciar no futuro de toda a sua relação.

Foto: Getty Images
A decisão de pagar ou não a conta pode influenciar o futuro de uma relação


De acordo com a psicologia evolutiva, o homem que corteja a mulher com presentes e paga tudo faz isso para comprovar seu “alto status social”. Desta forma, ele acha que pode gerar atração na mulher compensando outras possíveis discrepâncias em suas qualidades como progenitor.
Veja o vídeo: Como não assustar com sua independência

Seja como for, qualquer tipo de postura exagerada do homem no começo da relação tem determinado peso ao longo do tempo. O fato de esperar que o homem sempre lidere, convide para sair e pague a conta irá influenciar o papel dele como dominante. Com isso, você pode escolher dois tipos possíveis de relacionamento:

Vínculo Tradicional (homem dominante)

As mulheres que buscam um relacionamento mais tradicional, com o homem adotando o papel de líder, devem deixá-lo tomar a iniciativa das ações. Se você permite que seu alvo sempre seja aquele que convide para sair, peça as coisas e também pague por elas, saiba que está deixando-o assumir o controle por trás da relação.

Vínculo Sem Dominância (equilíbrio nas ações)
Agora, se deseja romper aquela tradição do homem como dominante, você não pode adotar uma postura muito submissa neste assunto. Então, é perfeitamente normal que a mulher em busca de um relacionamento igualitário também convide para sair e pague pelos encontros. Isso deixará claro seu desinteresse em assumir uma posição passiva na relação. Mas saiba também que isso pode afastar seu alvo caso você adote uma postura muito agressiva. Este é um preço que você pode pagar se exagerar na dose.

Conclusão
Se não deseja liderar o relacionamento, você não deve assumir tal postura nos encontros. E me refiro a convidá-lo para sair, criar intimidade e pagar a conta. Ao não fazer isso, você se colocará em um papel passivo no futuro da relação – o que não é ruim se é isso o que procura.

Porém, se você deseja uma convivência de igualdade, é importante que você quebre a corrente no início. Deixe-o pagar da primeira vez, mas pague na próxima, por exemplo. Isso mandará um sinal de equilíbrio e reciprocidade.

Na verdade, este sempre foi um tema que tive muita dificuldade em lidar por conta da criação que recebi em casa. Quando criança ouvia dos meus pais que ‘o homem deveria assumir seu papel dentro da relação se encarregando de pagar a conta’. Mas ao longo do tempo vi que as coisas não precisam funcionar assim e aprendi que é perfeitamente normal dividir com a mulher. Cada um faz sua escolha.

Nenhum comentário: