terça-feira, outubro 23, 2012

A Herança

Conta-se uma velha história judaica acerca de um homem que prometeu dar a cada um de seus dez filhos, no dia da morte dele, 100 moedas de ouro. Na ocasião, parecia uma promessa fácil de cumprir, mas sobrevieram tempos difíceis àquela terra, e ele perdeu parte de sua fortuna.
Finalmente, o ancião chamou seus filhos para o lado do seu leito. Um a um, ajoelharam-se diante do pai, abraçaram-­no e receberam as cem moedas de ouro que ele havia prometido.

Quando o filho mais novo se adiantou, o pai fez sinal para que os outros saíssem do quarto. Ao fechar-se a porta, o velho disse:

– Filho, sobraram só 20 moedas. Sinto muito!

– Isso não é justo! – exclamou o mais novo. – Por que o senhor não dividiu as moedas igualmente?

– Porque quis manter minha palavra com o maior número possível de filhos – respondeu o pai.

Depois, com uma leve piscadinha de olho, acrescentou:

– Mas guardei meu maior tesouro para você: meus dez melhores amigos. A amizade deles vale mais que ouro. Você promete tratá-los com bondade?

– Sim, papai, prometo – respondeu o filho, tentando disfarçar o desapontamento.

Pouco tempo depois, o pai morreu. Após o funeral, os nove filhos viajaram de férias, mas o mais jovem precisou ficar em casa porque não tinha dinheiro suficiente. Depois de pagar todas as contas, só lhe sobrava um pouquinho.

“Preciso honrar a promessa ao meu pai”, pensou ele. “Mesmo que custe todo o dinheiro que me resta, farei um banquete e chamarei os dez melhores amigos de papai.”

Depois do jantar, os dez anciãos reuniram-se e trocaram ideias.

– Esse foi o único filho que nos tratou com distinção. Vamos recompensar-lhe a bondade.

Na manhã seguinte, os dez amigos trouxeram duas cabeças de gado e uma bolsinha de dinheiro para o filho de seu amigo. Ajudaram-no a criar o gado e investir bem o dinheiro. Em pouco tempo, o filho mais novo estava mais rico do que seus outros nove irmãos.

Escolhendo Amigos
Você inclui pessoas idosas entre os seus amigos? É você bondoso para com os amigos de seus pais e avós?

Fonte: Inspiração Juvenil

Nenhum comentário: