terça-feira, agosto 14, 2012

Se Cuida!


Por André Lenz

Eu acho que uma das frases que possibilitam várias compreensões é: “Se cuida!” Imagina que ela pode dizer várias coisas, resumir vários sentimentos e várias idéias em duas palavras.
Vamos pensar. Você é uma pessoa meio desajustada, do tipo que sempre apronta por aí, sabe? Encrenqueiro de primeira. Vive arranjando confusão, brigando por causa de troco na padaria, discutindo com vesgo porque ele está te olhando feio. Enfim, sua mãe chega pra você e diz: “Se cuida!”
Ou então, você vai fazer aquela viagem longa, de carro, estrada perigosa. Adora uma velocidade e quem o conhece sabe o pé pesado que você tem e antes de viajar todos seus parentes na sala, sua tia preparando um lanchinho fedido pra você levar na viagem. Aquela mistura de “cheetos” queijo com mexerica. Horrível! E então, na hora do tchau, você recebe aquele beijo e aquele apertão na bochecha e sua tia diz: “Se cuida!”
E a namorada que ficou doente e está de cama. Acontece que tem o aniversário do seu melhor amigo, aquele que você não pode deixar de ir. E ainda mais: vai ser em uma churrascaria muito legal. Pior de tudo, aquela bonitona que dá em cima de você sempre vai estar lá, e você tem que ir de qualquer jeito ou seu melhor amigo vai ficar irado. Então, com uma carinha de cachorro sem dono e fingindo estar 10 vezes pior do que está sua namorada, te diz: “Se cuida!”
Agora sabe quando eu odeio ouvir essa frase? Quando ela é dita do nada. Daí você me pergunta: “Como assim? Do nada?”
Explico. Você não está doente, você não vai viajar, você não tem aniversário de melhor amigo e você é mais da paz do que hippie, daí chega um ser e diz pra você: “Se cuida.” Lógico que o ser a que eu me refiro é do sexo feminino, digo isso porque esse se cuida do nada é o pior que existe, sabe por quê?
Digamos que você tenha uma amiga e que, às vezes, pode parecer loucura sua, mas você acha que rola um clima, sabe aqueles momentos? Mas claro, a amizade vem em primeiro lugar e os dois são medrosos o bastante pra não tomar nenhuma atitude. Então, ela vira pra você e diz: “Se cuida!” Sobe uma revolta no seu corpo e você parece que vai explodir. Imagina, se cuida como? Quer dizer, se cuida com as mulheres? Isso quer dizer que você gosta de mim de um jeito diferente? Ou esse se cuida é só se cuida de amigo, sem segundas intenções? Ou seja, sua cabeça vai a mil, isso te enche de dúvidas e você não sabe absolutamente o que pensar.
Quando você é amigo de verdade, do sexo oposto, e tem certeza da amizade, você sabe que um se cuida não vai mudar nada. Continua a mesma coisa. Agora quando um dos dois é mal intencionado? Ou de repente os dois são mal intencionados e se escondem atrás da armadura da amizade, aí sim Houston, temos um problema.
Esse é o ponto. A amizade, às vezes, é vilã e pode censurar um relacionamento que poderia ser lindo. Imagina que milhões de relacionamentos no mundo são sufocados por causa da amizade. Pense só nas possibilidades entre dois amigos de sexo diferente no mundo todo. Agora imagina que ele pode ser a fim dela e ela não. Mas se não fosse a amizade e o medo de mudar as coisas, ele poderia conquistá-la e eles poderiam ser felizes. Ou então, ela é a fim dele e ele não. A mesma coisa poderia acontecer. E digo mais: se um dia não desse certo esse relacionamento, a amizade só seria fortalecida.
Agora, pense quantos amigos no mundo são ambos a fim e não têm coragem de tomar uma atitude por causa da amizade? Vai dizer que você não conhece duas pessoas assim? Pense na sua vida toda e reflita em quantos relacionamentos você poderia ter iniciado se não fosse esse medo de perder a amizade, de confundir as coisas e perder um amigo ou uma amiga?
Sabe o que penso disso? Besteira! Vamos viver gente! Vamos ser adultos. Vamos dar chance pra vida. Chance pro coração. Vamos sair de trás dessa armadura e olhar ao nosso lado. Às vezes, de uma amizade poderia nascer algo lindo se as pessoas apenas se permitissem. E se elas forem adultas o suficiente, nunca deixarão de ser amigas.
Então, da próxima vez, olhe pro seu amigo de um jeito todo especial. Faça ele entender o seu olhar.  Use sua expressão corporal para dizer sem palavra nenhuma o que você sente. Olhe pra boca dele (a) e para aqueles lábios carnudos e depois mire bem fundo nos olhos dele(a) e diga com um sorrisinho maroto e sexy:
- “Se cuida!”

Nenhum comentário: