sábado, agosto 04, 2012

Psicologia Positiva = relacionamento saudável


Psicologia Positiva  relacionamento saudável
A Psicologia Positiva estuda o peso dos aspectos positivos da vida humana, como alegria, felicidade, bem-estar e as atitudes de "desabrochar" e "florescer", no equilíbrio físico e mental. Seu criador, o psicólogo americano Martin Seligman, a define como "o estudo científico do funcionamento humano ideal que visa descobrir e promover os fatores que permitem que indivíduos e comunidades prosperem". Segundo Daniela Levy, psicóloga que está à frente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL), esta ciência pode tornar seus relacionamentos mais saudáveis e felizes.
Daniela defende que comunicar positivamente é muito importante para conservar não só casamentos, como também amizades ou relações profissionais, sociais e familiares.
Publicidade
"Eles se tornam mais saudáveis e duradouros, livres de mágoas", completa. Do ponto de vista da Psicologia Positiva, uma pessoa que mantém bons relacionamentos ganha muito com a interação e o apoio do outro. Ter alguém para ‘cuidar’ e sentir-se ‘cuidado’ - assim como compartilhar a vida, eventos, pensamentos e sentimentos - torna o ser humano mais apto a lidar com as dificuldades e a comemorar experiências bem-sucedidas.
Se você quer começar a ‘praticar’ a psicologia positiva, Daniela Levy cita exemplos de situações positivas que reforçam laços entre as pessoas, confira:
Amor incondicional se traduz em segurança - O psicólogo inglês Donald Winnicott observou que, em crianças que brincavam próximas de suas mães, o nível de criatividade era maior do que naquelas que brincavam distantes. Isso porque elas arriscam mais, caem e levantam novamente e tentam executar tarefas de várias maneiras por se sentirem seguras na presença de uma pessoa que as ama incondicionalmente. "Saber que somos amados incondicionalmente cria um espaço psicológico de segurança e proteção", explica Daniela.
Casamento - você precisa estar casado ou quer estar casado? - Muitas pessoas ficam casadas por sacrifício ou acomodação, o que acaba gerando infelicidade e frustração. O fato de o parceiro saber que continua com a outra pessoa por precisar estar e não por querer estar elimina qualquer significado e prazer que poderia existir na relação. "Quando a pessoa está constantemente abrindo mão do significado e do prazer pelo outro, e a relação não é equilibrada nesse sentido, não há como ser feliz", adverte.
Cultivo da intimidade - conhecer e ser conhecido - De acordo com Daniela, a noção errada de que "achar um amor" garante eterna satisfação e felicidade na relação é um engano. Da mesma forma, engana-se quem pensa em encontrar o emprego dos sonhos, o lugar ideal para trabalhar e, assim, não precisar trabalhar duro. Isso não é diferente em qualquer relação: o desafio está na habilidade em cultivar e conquistar a intimidade.
Cultivar a intimidade envolve conhecer e ser conhecido. No casamento, é importante engajar-se em atividades que tenham significado e sejam prazerosas para os dois.
Passado feliz fortalece a relação do presente - Expert em relacionamentos, o psicólogo norte-americano John Gottman consegue prever o sucesso de uma relação baseado em como o parceiro descreve seu passado. Ele conclui que, quando os parceiros relatam os aspectos felizes do tempo que passaram juntos, a relação tem mais possibilidade de prosperar. Valorizar as experiências significativas e prazerosas do passado e do presente fortalece a relação.


Gratidão - Em suas aulas, Martin Seligman - que desenvolveu a teoria da Psicologia Positiva - solicita que os estudantes escrevam uma "carta de gratidão" a uma pessoa que escolham livremente. Este simples exercício geralmente tem efeito profundo nos dois: quem escreveu e quem recebeu a carta, e, consequentemente, na relação. "A carta de gratidão é uma análise minuciosa do significado e do prazer que derivam da relação, seja qual for o ambiente; nela, descrevem-se experiências particulares e dividem-se sonhos", conclui Daniela.

Nenhum comentário: