quarta-feira, agosto 08, 2012

Padrões de beleza masculina


Padrões de beleza masculina

Tão comum achar que o padrão de beleza ideal é o loiro, másculo, de olhos azuis... certo? Errado. O padrão de beleza europeu é este, e, ultimamente tem mudado bastante. Depois da grande miscigenação brasileira biotipos europeus, nórdicos e outros se misturaram com os índios e negros, o que resultou em estilos exóticos, e muito bonitos!

A expectativa de vida aumentou e tudo por causa da vida muito mais saudável que levamos  hoje em dia. Resultado: corpos esbeltos que passam longe de barrigas arredondadas e quadris largos. Os homens também se cuidam. Além de frequentar a academia em busca de um corpo perfeito, querem estar com o coração trabalhando perfeitamente. Já notaram que hoje em dia ver alguém fumando é superestranho?

O nariz pequeno e arrebitado dos povos gelados e nórdicos sempre foi o mais desejado, inclusive nos homens. Uma voltinha pela Holanda e você verá os narizes mais lindos do mundo! Mas as mulheres confessam por aí que adoram narizes extravagantes. Muitas vezes quebrados, boludos, diferentes – sério! Dizem que o nariz confere personalidade e deixa o homem mais másculo.

Os cabelos também tomaram rumos distintos e as franjas laterais e bem certinhas não estão mais no topo. Tem muito homem fazendo sucesso por aí com seus cabelos crespos e volumosos. O sucesso é igual para os caras com a cabeça raspada, os carecas e os que adotaram fios compridos. Ou seja, sem nada definido. O conjunto assume o padrão de beleza masculino atual e não mais seus detalhes. Hoje, salões masculinos estão lotados de homens que cuidam do visual, que pintam o cabelo, fazem implantes capilares, alisam os fios, fazem luzes. Alguns ainda procuram os padrões ideais, enquanto outros aceitam suas características naturais e tiram proveito delas.

Nem a barba bem feita é sinônimo de beleza (apesar de um homem barbeado ser o máximo!). Barba cerradinha, daquelas com carinha de sujinho mesmo, é uma das preferidas das mulheres. Tchau aos antigos bigodes e barbas volumosas. Ultimamente, cavanhaques estilosos ganharam território e barbeiros fazem arte em suas cadeiras. Os jogadores de futebol estão neste time, sempre com fios extravagantes. Os bigodões mesmo ficaram restritos aos mais velhos. Antes, os homens que queriam ficar imponentes deixavam crescer a barba e o bigode. Já hoje eles raspam tudo e preferem a cara limpa.

Se você ainda tem padrões de beleza pré-definidos na sua cabeça, comece a esquecê-los. Pense que eles só valem nas agências de modelo, onde o homem lindo, no real sentido da palavra (com tudo certinho), é o que está em alta. No mundo real, e das mulheres principalmente, a beleza é algo conceitual. Cada uma define a sua e, assim, criamos novos conceitos. Isso não é uma delícia?


Por Mariana Goulart

Nenhum comentário: