terça-feira, janeiro 24, 2012

Postura de Aceitação

Por Doroty Eaton Watts

1. Face a face. Se você quer mostrar que está interessado em alguém, fixe os olhos no rosto da pessoa que está falando e fique face a face, ombro a ombro.

2. Posição aberta. Uma pessoa amiga conserva as pernas e os braços descruzados.

3. Inclinação para a frente. Você pode comunicar aceitação e interesse, inclinando o corpo um pouquinho na direção da pessoa que está falando. Pense numa partida de futebol. Quando o jogo está “esquentando”, qual é a postura dos torcedores? Eles ficam na extremidade do assento, inclinados para a frente, numa posição de expectativa.Inclinar-se para trás quer dizer: “Não concordo com você” ou então “Não tenho interesse naquilo que você quer dizer” ou ainda “Não quero aproximar-me de você”.

4. Contato do olhar. Para muitos de nós é difícil estabelecer contato através dos olhos. Olhamos em volta da sala, para o chão ou para alguma outra coisa que está acontecendo. Quando não olhamos para o rosto da pessoa, estamos dizendo: “Não estou muito interessado naquilo que você tem a dizer. Eu gostaria de sair daqui o mais rápido possível.”Inconscientemente interpretamos a falta de contato visual como hostilidade. Não ficamos junto de pessoas que se recusam a nos olhar dentro dos olhos.

5. Músculos relaxados. Músculos tensos dizem às pessoas que temos medo delas, que não confiamos nelas. Uma postura relaxada comunica que nos sentimos à vontade com a pessoa, felizes por estar na sua companhia ou que confiamos nela.

Nenhum comentário: