quinta-feira, dezembro 22, 2011

Museu do coração partido

por Redação bolsa de mulher

Saiba o que fazer com os presentes dados pelo ex



Um relacionamento não é feito apenas de carinhos e promessas. Muitas vezes o amor é demonstrado por meio de bens materiais dos mais diversos tipos: um bicho de pelúcia, um anel, um CD com canções que marcaram a vida a dois. Mas quando o namoro acaba, como devemos nos comportar diante desses presentes? Guardar ou jogar fora? Na dúvida, doe para um museu. É isso mesmo! Se você acha essa ideia absurda, precisa conhecer o Museum on Broken Relationships (Museu de Relacionamentos Desfeitos - http://brokenships.com/en), criado pelos artistas croatas Olinka Vistica e Drazen Grubisic.


Os dois tinham um relacionamento que chegou ao fim depois de quatro anos. E ao dividirem os pertences, perceberam que algumas coisas eram impossíveis de definir o dono. Então o jeito foi montar um local que pudesse abrigar algumas das coisas em um mesmo lugar. Para colocar a ideia em prática, a dupla, que fez questão de preservar a amizade, pediu para que amigos próximos doassem objetos que tivessem marcado alguns de seus relacionamentos. Para a surpresa dos artistas, muitos contribuíram.


O projeto foi difundido e pessoas desconhecidas de outras partes do mundo resolveram contribuir. Quem visita o local se depara com uma série de peças que marcaram, bem ou mal, as histórias de amor de muita gente. E cada objeto exposto traz um depoimento que explica a sua importância. Os nomes dos doadores não são revelados.
Na opinião da psicóloga e coach afetivo Eliete Matielo, criadora do site de relacionamento Eclipse Love, guardar os presentes do ex não é o problema. A mulher pode mantê-los porque gosta muito deles. Só que aí ela precisa transformá-los em seu por merecimento e desvincular o sentimento.


O ruim mesmo é não se desfazer dos mimos por apego ou por não conseguir aceitar o fim da relação. “A mulher pode sentir que tomando essa atitude o ex sai definitivamente da vida dela e ela terá realmente que lidar com a dor da perda. Porém, se livrar dons bens materiais é um primeiro passo para trabalhar a perda do ex”.


Eliete faz ainda uma colocação muito importante: ninguém esquece o que viveu. Isso quer dizer que sua história de amor não será apagada porque jogou fora um determinado presente. Mas é sabido que tirar as lembranças do ex de perto dos olhos ajuda no processo de recuperação.


“Tirar do coração pode demorar um tempo maior e exige coragem e dedicação, mesmo que o relacionamento tenha sido rompido pela mulher”, diz a psicóloga. E completa: “Durante o processo de recuperação não é válido cultuar os objetos e presentes que o ex deu, ficar vendo fotos e fuçando as redes sociais dele para saber o que anda fazendo. Tudo isso prolonga o sofrimento e atrasa a chegada de um novo amor.”

Nenhum comentário: