domingo, dezembro 04, 2011

Elas falam se é possível ser apenas amiga do ex


Por Thaís Sabino

Influenciados pelas cenas de "revival" de casais separados nos filmes ou não, alguns homens teriam problemas em aceitar a amizade da parceira com um ex. Saber que os dois foram ao cinema juntos, seria a semente para o imaginário criar cenas de amor entre os, então, amigos. O ciúme na dose certa é saudável e, realmente, alguns ex-casais acabam relembrando os momentos que passaram juntos em um encontro. Porém, segundo as mulheres entrevistadas pelo Terra, é possível ter amizade com o ex sem que aconteça "algo a mais".

"Entendo que se um dia você gostou daquela pessoa, amou e quis todo o bem do mundo para ela, como sentimentos tão nobres podem deixar de existir assim?", argumentou a empresária Bete Monta. Para a jornalista Carolina Souza, se um dia existiu amor entre as duas pessoas, pelo menos um carinho restará. A estudante Débora Lopes explica que não há como esta relação ser muito próxima, como de "melhores amigos", mas os dois podem sair para um almoço ou bar.

A auxiliar de enfermagem Lilian Ponce viveu a experiência e disse que ela e o ex conseguiram transformar um namoro de cinco anos em amizade. "Tínhamos o mesmo grupo de amigos", disse. "Muitas vezes saímos sozinhos para jantar, comecei a namorar nessa época, contava coisas para ele, desabafava e ele me contava das meninas que estava ficando", lembrou. Segundo Lilian, o assunto do relacionamento acabado só surgia para relembrar histórias engraçadas.

"Já saí com ex-namorada do meu atual namorado, eu fiquei amiga dos meus namorados e já saímos em casal", disse a estudante Débora. A ex-parceira do atual companheiro de Débora era uma pessoa da qual ela sentia muito ciúmes. "Prefiro aceitar sair com ela e conversar, do que eles se encontrarem pelas minhas costas", justificou. O conselho também serve para os homens possessivos que se proibirem o contato com o ex, podem incitar encontros às escondidas.

E se pintar um clima?
Para Carolina Souza, se o relacionamento terminou com respeito e carinho nada impede que aconteça um "revival". Porém, isso só acontecerá se a mulher estiver ainda interessada no ex. "Se o término foi aceito pelos dois, se não sobraram grandes sentimentos de paixão e amor envolvidos, é difícil rolar de novo", afirmou Lilian.

"Tempo. Claro que pode acontecer. Tudo é possível e jamais ouso dizer que 'não, nunca, jamais'. Mas a maturidade me ensinou que tudo tem o seu tempo. O nosso já passou e ficou a boa recordação", disse Bete Monta. Para tranquilizar os namorados, Débora explica que quando a mulher, pelo menos ela, já ficou com uma pessoa, namorou e o relacionamento chegou ao fim, ela não sentirá vontade de recomeçar este caso. "Passado é passado".

Lembrar os momentos vividos pode e vai acontecer durante a conversa, mas isso não significa que eles irão revivê-los. "É impossível esquecer qualquer coisa que foi vivida com outra pessoa. Mas lembrar não significa não ter a capacidade de ser só amigo", esclareceu Carolina. Segundo Bete, a forma de lembrar é que faz a diferença.

Eles com a ex
"Seu namorado/marido já deu muito carinho àquela pessoa e isso pode despertar alguma angústia. Não é crime ter ciúme", disse Carolina. A jornalista aceitaria que o parceiro tivesse amizade com a ex-companheira com alguns limites. "Nada de jantares, almoços ou saídas a dois", restringiu. Apesar de Lilian ser amiga do seu ex, não gostaria que o namorado tivesse relação com a antiga parceira dele. "Mas acho que não se pode ser radical. Proibir nunca é legal", acrescentou.

Para Bete, "ninguém é dono de ninguém" e do mesmo jeito que ela não aceitaria ser proibida de ter uma amizade, não acha que tem este direito. Se o namorado de Débora quiser ir a um show ou bar com a ex-namorada, está liberado. No entanto, ao cinema ela disse que não ficaria "tão tranquila". "É muito íntimo, escurinho, tem um clima romântico, eu teria ciúmes", contou.

Restrições da amizade
"O ex pode ligar, chamar para sair e querer saber como andam as coisas", disse Carolina. No entanto, ele não pode querer controlar os passos da mulher e se tornar uma pedra no sapato. Para Lilian, a mulher pode desabafar, chorar e dividir as alegrias com o ex-namorado sem ultrapassar o limite da amizade.

O que o homem pode encarar como apenas uma amizade entre a parceira dele e o ex são ligações esporádicas para saber como ele está, estar presente em um momento de alegria ou dor. Mandar e-mails ou SMS também é aceitável, no entanto, para Débora não existe razão para se falar todos os dias.

Nenhum comentário: