quinta-feira, novembro 10, 2011

O Amor e o Grito


O Amor e o Grito

Autor:  Clarice Lispector

    Um dia um mestre perguntou aos seus discípulos: 

    - Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

    Os homens pensaram por alguns momentos.

    - Porque perdemos a calma - disse um deles. - Por isso gritamos.

    - Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao teu lado? Não é possível falar-lhe em voz baixa? Por que gritas a uma pessoa quando estás aborrecido?

    Os homens deram algumas respostas, mas nenhuma delas satisfez o mestre. Finalmente ele explicou:

    - Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poder escutar-se. Quanto mais aborrecidas estejam, mais forte terão que gritar para se escutar um ao outro através desta grande distância.

    Em seguida perguntou:

    - O que sucede quando duas pessoas se enamoram? Elas não gritam, mas se falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Quando se enamoram, acontece mais alguma coisa? Notem que quase não falam, somente sussurram, e ficam cada vez mais perto do seu amor. Finalmente, não necessitam sequer sussurrar, somente se olham e isto é tudo. Assim é quando duas pessoas que se amam estão próximas.

Portanto, quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais. Chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

- - - - - -

    Esta historinha singela dispensa maiores comentários. A única coisa que pensei escrever como complemento é o barulho que fazemos quando, pela força, queremos ganhar a razão. E o que melhor define o que penso a respeito é o que está em uma outra história, que já enviei para a lista, com o título "Meu pai e a Carroça". Ela fala melhor que eu e deixa uma ótima mensagem para quem "fala demais".

 

 

Nenhum comentário: