domingo, novembro 13, 2011

Homens - conflitos ao equilibrar vida profissional e familiar


Os homens estão se sentindo mais cansados para equilibrar vida profissional e familiar. Pois é, não pensem que apenas os nossos equilibristas brasileiros vivem esse drama, os americanos estão sofrendo para equilibrar seus pratinhos também e muito!

Uma pesquisa realizada nos EUA com 3500 profissionais foi divulgada recentemente no USA TODAY (26/03/2009) e mostra dados interessantes: 59% dos pais entrevistados relatam que sentem algum conflito entre o equilíbrio da profissão com a vida familiar. Em 1977, esse mesmo indicador apontava 33%. Ou seja, claramente o acréscimo desse sentimento mostra duas coisas: eles estão mais envolvidos na esfera doméstica e mais do que isso, estão bem atrapalhados com essa dupla missão.

As mães entrevistadas também mostraram um acréscimo de conflito nesse equilíbrio, mas em patamares bem menores: era 40% em 1977 e passou para 45% em 2009. Ou seja, já éramos e seguimos sendo mais acostumadas com nossas jornadas duplas.

Outros dados interessantes apontados pelo estudo são:

- As mulheres são responsáveis por 44% do rendimento anual das famílias;
- 26% das mulheres ganham, pelo menos, 10% mais que seus companheiros;
- 60% discorda de que homens devem ser provedores financeiros e mulheres devam ficar com os filhos;
- Mulheres com menos de 29 anos são similares a homens no que se refere ao desejo de crescer profissionalmente, independente de terem filhos ou não.


Creio que esse último indicador seja um sinal de que mudanças estão chegando... Será que as futuras gerações terão menos culpa e serão menos estressadas e conflitadas? Tomara...vamos esperar e conferir.

Por Cecília Russo Troiano

Nenhum comentário: