sexta-feira, agosto 19, 2011

Por que não agora?



Por Milka Lopes

Ontem em uma dinâmica de grupo da qual participei, deveríamos fazer uma pergunta num pedaço de papel, depois dobrá-lo e devolver aos monitores da dinâmica. Em outro papel escrevemos a resposta da nossa pergunta. Feito isso, os papéis foram devolvidos aleatoriamente com perguntas de outra pessoa. E aí, deveríamos responder a pergunta de outra pessoa, com a resposta que tínhamos escrito para a pergunta que estava em nossas mãos (isso foi muito engraçado!).

O que me fez ficar refletindo foi a pergunta que eu escrevi. A pergunta era a seguinte: O que você faria se soubesse que tem apenas mais um dia de vida?
O meu papel foi repassado para outra pessoa, mas eu fiquei me perguntando o que eu faria se isso acontecesse.
Não demorou e a resposta veio em minha mente: "Eu perdoaria todos aqueles que me ofenderam um dia". Desejei que tivesse tempo de pensar em todos eles a fim de dar-lhes o meu perdão.

Mas logo em seguida, veio outra pergunta em meu coração: E por que você não faz isso hoje? Por que não agora?
Senti-me desarmada, sem defesas. Não consegui me explicar.
Será que as pessoas precisam esperar que uma tragédia aconteça para pedir perdão?
Será que temos que esperar pelo último dia de vida para perdoar?
E se não tivermos essa sorte? Esse tempo?
A morte pode vir nos arrebatar a qualquer momento... E aí? Como poderemos perdoar?

Pensei muito, desejei que o meu coração relevasse todas as ofensas sofridas, tanto as novas, quanto as antigas... Mas não posso ser hipócrita, eu não consegui!
Talvez o meu orgulho ainda seja muito grande, ou quem sabe, a (falsa) certeza de que ainda tenho muitos dias de vida me impediram de fazer isso, enfim, eu não consegui responder ao meu coração!


Nenhum comentário: