domingo, julho 31, 2011

Quem Cara é Essa?


Por Ivan Saraiva

É normal ouvirmos esta pergunta por aí: “Que cara é essa?” Essa pergunta só pode ser feita quando conhecemos a pessoa e, por consequência, sabemos quais são suas expressões faciais normais. Se você faz essa pergunta a um conhecido, é óbvio que está reparando nele e se importando. Mas, para um desconhecido, pode parecer até um insulto. Já imaginou você encontrar alguém pela primeira vez e, ao ser apresentado, perguntar: “Ei, que cara é essa?” Com certeza, não pegaria nada bem.


Você percebe como tudo nesta vida precisa de contexto? Eu fui aluno de um grande homem. Seu nome: Pedro Apolinário. Você ainda ouvirá mais a respeito desse grande homem. Sem dúvida, uma das mentes mais brilhantes da Igreja Adventista no Brasil. Ele sempre dizia: “Um texto sem contexto é um pretexto para a desculpa.” Ou seja, para uma correta avaliação de qualquer frase, é necessário o contexto exato. Assim, teremos uma chance bem menor de errar.


Quando eu era professor, procurava sempre saber o contexto familiar dos meus alunos. Queria saber se os pais eram casados ou não, no que trabalhavam, onde moravam, se o aluno já tinha repetido o ano, se tinha irmãos, se ele se dava bem com eles, de qual matéria ele mais gostava e coisas assim. Dessa forma, eu tinha mais ou menos o contexto da vida do aluno. Assim, eu tinha mais condições de ajudá-lo, entendê-lo. Não foram poucas vezes em que esse “contexto” foi útil em conselhos de classe. Fica mais fácil ser justo quando conhecemos bem o caso.


Em minha infância, conheci um garoto muito estranho e não entendia por que ele era assim. Até hoje acho que poderia tê-lo tratado melhor quando éramos crianças. Mas só o compreendi bem quando conheci sua família. A mãe tinha sérios problemas mentais; a avó, idosa e debilitada, tentava criá-lo como podia. Nessas circunstâncias, o garoto foi crescendo. Meio estranho, meio torto. Mas, quando conheci sua família, percebi que ele era um sobrevivente. Quando, anos depois, eu o vi bem e feliz, ele se tornou um exemplo para mim.


Ei, amigo, que cara é essa? Todo texto tem seu contexto, todo rosto tem sua história. Antes de julgar, procure entender. Antes de se afastar, aproxime-se. Tenho certeza de que você verá as coisas e as pessoas de outro jeito!

Nenhum comentário: