sexta-feira, julho 01, 2011

Faixada


Por Milka Lopes

Passando em frente a uma movimentada avenida, notei uma prédio antigo em meio a tantos outros nas mesmas condições. Mas aí olhando novamente, notei algo que o estava diferenciando dos demais, havia um andaime nas suas laterais. Semanas depois o andaime mudou de lugar e assim foi acontecendo.
No final do processo o prédio já não parecia tão antigo. Recebeu camadas de tinta, as janelas foram repintadas, as sacadas foram limpas e assim ele ficou mais jovem, mais bonito, parecia até novo!

Com o prédio esse processo deu resultado, mas com as pessoas não é assim.
De nada adianta vestir-se bem, com as melhores grifes, usar os melhores shampoos, fazer o mais moderno tratamento capilar, usar os melhores sapatos e colocar óculos do último lançamento... Se por dentro você for uma má pessoa, tiver uma alma suja, tiver uma cabeça poluída, pensamentos negros e os seus olhos transmitirem guerra e ódio.
As roupas podem até camuflar certos defeitos, mas as atitudes mostrarão quem realmente você é. Pode até parecer elegante e exalar um bom perfume, mas por dentro é como sepulcro caiado, cheio de restos e podridão.

A mudança na pessoa precisa vir de dentro pra fora e não o contrário. O que você tem por dentro, dirá quem você é, e isso se refletirá por fora. Se a sua alma for boa, as suas ações também serão. Se a sua mente for boa, seus pensamentos também serão e produzirão bons frutos. Se os seus olhos forem bons, você verá o que realmente importa e fará a diferença em sua vida e na vida do próximo.

Não adianta passar uma camadinha de tinta aqui e ali de qualquer jeito, porque uma hora ou outra o mofo vai aparecer, vai corroer a tinta, vai descascar a parede e tudo voltará a ser igual, continuará uma aparência feia e velha, que tinta nenhuma pode esconder.

Assim é na nossa vida, vestir-se das melhores marcas e grifes, jamais nos tornarão pessoas melhores, mais amadas e mais queridas. Roupa de grife não forma carater, o que forma carater é conduta e atitude. O nosso comportamento é que ditará as regras, que nos conduzirão ao caminho da perfeição e da aceitação.

Comportamento é escolha. E aí, o que você vai querer ser?

Nenhum comentário: