sexta-feira, julho 08, 2011

AS MENINAS, A INDÚSTRIA DE ENTRETENIMENTO E O APELO ESTÉTICO

Mais um texto hiper polemico do Gravatai....rs....

Por Gravatai Merengue

Toda vez que se fala nesse tipo de coisa, a resposta imediata é apelar à acusação de sexismo, machismo etc. Uma fuga rápida do debate, uma saída e tanto para quando não se tem argumentos.

Mas vamos nessa.

O mundo do entretenimento, quando divide suas atrações em "para os homens" e "para as mulheres" faz de modo que para as moçoilas se destinem somente as atrações de apelo estético.

Vejamos.

Quem são os "cantores" com trabalhos voltados para o público feminino? (quando falo 'cantores', incluo também as cantoras) Quem são eles? Pois bem.. Os bonitos e bonitas.

Como as mulheres em geral se comportam nos shows? Gritando, urrando, chegando ao ponto de atirar peças de roupa ao palco. Todos já devem ter ouvido histórias e mais histórias de fãs e groupies.

Mesmo Chico Buarque, cujo público se presumiria mais "inteligente" e menos esbaforido, também atrai uma penca de moças (e não tão moças) desesperadas. Elas gritam muitas coisas ao compositor, mas nenhum dos berros inclui "que talento lírico!" ou "que maravilha de rimas!". Nada disso. Gritam "lindo!", "gostoso!" etc.

Até para Ney Matogrosso gritam isso. Meus caros e minhas caras, até mesmo Cauby Peixoto! É... Como diria o funk, "elas estão desesperadas".

Claro que os 'meninos' não têm comportamento mais maduro, mas curiosamente a indústria do entretenimento não os atrai por meio da beleza física. Quem faz isso são as revistas e filmes exclusivamente direcionados a isso.

Em geral, um cara não vai ao cinema porque a atriz é bonita (vejam as bilheterias pífias de Gisele Bündchen, Cindy Crawford e Pamela Anderson). Mas as meninas vão ver atores bonitos.

Claro que atrizes e atores são geralmente bonitos, mas é possível sem grande esforço diferenciar os "filmes para meninas" dos "filmes para meninos". Os "para meninas" têm historinhas de amor e trazem atores bonitinhos. Os "para homens" são violentos e trazem atores musculosos, carros, armas etc.

Isso se repete, guardadas as proporções, no mundo da música. Leonardo, Daniel, Enrique Iglesias, Backstreet Boys, entre outros, são músicos cujo público é constituído quase que totalmente por mulheres. E não podemos aqui dizer que são artistas de obras situadas, em qualidade, entre as dez mais. Ou mil mais.

E quem é o grande público de Madonna, Cher, Britney Spears...? Os meninos? Não, não. TAMBÉM SÃO AS MULHERES. Elas gostam dos cantores homens pelo desejo de ter, e gostam das cantoras mulheres pelo desejo de ser.

Os homens são mais descarados. Se é para o desejo sexual, então é sexo, e não música. Música é música, cinema é cinema, sexo é sexo. Pode ser algo mais sem graça, mas é menos dissimulado.

Claro que geralmente os "filmes para homens" são umas porcarias; isso de não ir ao cinema somente por causa da "atriz bonita" não faz dos meninos melhores apreciadores de filmes.

Mas acho que as mulheres precisam aprender a romper com os estereótipos, ou então aceitá-los de uma vez e não ficar bravinhas quando alguém os coloca em pauta.

Isso que falo não diz respeito obviamente a todas as mulheres. Mas não dá para negar que a maioria se enquadre. E é uma boa maioria, não?

Façam uma lista HONESTA de uns cem filmes e cantores "para garotas" e digam se TODOS OS CEM não contam com homens bonitos e conteúdo bem discutível. Façam uma mesma lista, mas com artistas e obras "para homens", e a quantidade de "mulheres bonitas" como fator preponderante vai pro saco (não que o conteúdo não seja também muito discutível).

Talvez a raiz disso seja o conteúdo direcionado às mulheres quando elas ainda são menininhas. Já viram revistinhas de meninas? Elas são tratadas como coadjuvantes do mundo. Desde aqueles testes horripilantes aos perfis dos mais variados "gatos" da estação.

Quais são as revistas para os "meninos"? São os gibis, aquelas especializadas (carros, videogames e TAMBÉM mulher pelada) etc. Desde pequeno o homem aprende a separar a busca sexual dos demais interesses em entretenimento.

Não quero dizer que os homens são mais evoluídos, até porque não vejo uma grande diferença qualitativa entre a menina que vai ao cinema para ver o Brad Pitt e o menino que vai para ver o Van Damme.

Por fim, não quero dar idéia de que generalizei. Estão todas as minhas leitoras automaticamente incluídas nas exceções que comprovam as regras expostas. :D

ps - as propagandas de cerveja seriam talvez uma exceção, em relação aos homens, da divulgação do sexo e da beleza física como meio de venda. Mas será quem você conhece que beberia menos cerveja se a propaganda não tivesse mulher bonita? Ou será que essas propagandas não servem para as mulheres também beberem, achando que terão aquele corpo da moça da propaganda?

Nenhum comentário: