quinta-feira, junho 23, 2011

Facebook reforça amizades na vida real


Sabe aquela antiga discussão de que as redes sociais criam um distanciamento entre as pessoas e acabam por enfraquecer as relações? Como se tudo fosse muito superficial via internet? Pois é, uma pesquisa do Pew Research Center, nos Estados Unidos, constatou que quem usa o Facebook tem laços mais fortes com os amigos da vida real.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas. Segundo o estudo, os americanos disseram ter, em média, apenas dois amigos de verdade, daqueles que podemos contar a qualquer momento, entende? Enquanto isso, usuários do Facebook declararam ter 9% mais relacionamentos deste tipo. Ou seja, quem tem face, disse ter mais amigos verdadeiros.

Em outro quesito, os usuários do Facebook também saíram na frente. Ao responder o quanto eles podiam contar com as pessoas do seu círculo social, quem tinha perfil no Face disse poder contar 80% com quem estava em seu convívio. Já, quem não era usuário da rede, respondeu que, numa escala de 0 a 100, o percentual ficaria em 75%.

Pra completar, os pesquisadores perguntaram o quanto os entrevistados confiavam nas pessoas. O povo do Facebook se mostrou bem mais acessível, três vezes mais propenso a confiar, do que os entrevistados que não mantinham um perfil na rede social.

Nenhum comentário: