quarta-feira, maio 25, 2011

Os Três Passos



Melissa pulava, eufórica, de um pé para o outro, enquanto escolhia o aquário, as pedrinhas, as ruínas greco-romanas, algas artificiais e um peixinho dourado. Colocando uma pequena rede por cima do vidro, o vendedor o entregou a ela e avisou: “Peça ajuda na hora de trocar a água.” Melissa concordou com a cabeça. Mas, no fim da primeira semana, decidiu colocar a pequena mão sobre a abertura do vidro e derramar a água suja sozinha.

Infelizmente, Peixesa escorreu por entre os dedos dela e foi vista pela útlima vez a caminho do ralo, com destino a lugares desconhecidos. Depois que Melissa chorou, enxugou-se e usou sua mesada, Peixina entrou em cena.

Desta vez, Melissa tinha certeza de que podia limpar o aquário sem ajuda – tinha certa experiência. Mas Peixina passou ondulante pelo meio daqueles dedos, deu um salto voador para fora da pia e pousou no chão com um plop. Com as guelras trabalhando loucamente, o peixinho dourado saltava de um lado para outro, enquanto Melissa fazia valentes tentativas de resgatá-lo. Sua mãe, ouvindo a comoção, pegou a redezinha e veio em seu socorro. Que lástima, era tarde demais! Peixina virou para cima as barbatanas e foi lentamente para o fundo do aquário. O tempo passou.

Uma semana depois que Peixelda se apresentou naquela casa, Melissa anunciou: – Preciso de ajuda para trocar a água.

– Você finalmente aprendeu a lição – comentou o pai dela, secamente.

– É – respondeu Melissa, e depois acrescentou, com uma nota de ansiedade na voz: – Você vai me ajudar, não vai, mamãe?

– Se você estiver disposta a aceitar ajuda – respondeu a mãe. – Saber que você precisa de ajuda é uma coisa. Pedi-la e aceitá-la... – Os grandes olhos azuis de Melissa falaram volumes inteiros, enquanto ela concordava com a cabeça, vigorosamente.

– Estamos orgulhosos porque você deu os três passos – disse o pai. Desta vez, o sorriso dela se mostrou cheio de alegria e alívio.

Você sabe que precisa de ajuda? Já pediu? Está disposta a aceitá-la? Faça isso agora!

Por Arlene Taylor

Nenhum comentário: