quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Quem é seu Conselheiro?


Por Ivan Saraiva

Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselhos há sucesso. Provérbios 15:22


Existe uma frase que diz: “Ouve o conselho de quem muito sabe; mas, sobretudo, o conselho de quem muito ama.” Essa frase tem me acompanhado por muitos anos. Na vida da gente, quanto mais crescemos, mais temos que tomar decisões importantes e delicadas. Muitas vezes, uma decisão errada nos leva a situações ou lugares perigosos. Nem sempre temos a noção exata do tamanho
da responsabilidade de tomar decisões, até mesmo as corriqueiras.


Nada melhor do que ouvir outras opiniões antes de tomar uma decisão importante. Até hoje, quando preciso tomar decisões importantes, peço conselhos ao meu irmão, minha mãe e minha esposa, e busco orientações de quem conhece o assunto. Pessoas em quem podemos confiar são os melhores conselheiros.


Mas, quando eu era pequeno, nem sempre pensava assim. Em várias ocasiões em que fiz as coisas pela minha cabeça, os resultados não foram os mais agradáveis, vamos dizer assim. Quando era garoto, sempre gostei de algumas matérias como português, história, geografia, e sempre achei muito difícil matemática. Assim, ia bem nas matérias que gostava, e apenas o suficiente para passar naquelas que eu gostava menos. É fácil me lembrar de minha mãe dizendo para eu parar de estudar história e estudar matemática. Para minha tristeza, nunca a ouvi seriamente. Hoje tenho dificuldades com o raciocínio lógico-matemático, tão importante em nossos dias. Poderia ser um pastor mais bem-sucedido se tivesse me interessado mais pela mais temida das matérias, a matemática, e me esforçado mais nas matérias que compreendia menos.


Uma pena, mas meu erro não precisa ser repetido. Você pode ser bom em todas as matérias e, com certeza, será um grande profissional. Para começar bem nossa vida, precisamos “ouvir o conselho de quem muito nos ama”. O pai, a mãe, quem sabe a avó ou outro familiar, têm muitos conselhos bons que sempre facilitam a vida! Que tal hoje ouvir com mais atenção as pessoas que o amam? Mesmo que você não concorde com tudo, lembre-se: quem ama só quer nosso bem! Sucesso e dedicação, hoje, na sua aula de matemática!

Nenhum comentário: