terça-feira, fevereiro 08, 2011

Capitulo 5


A campainha toca e Dona Juraci vai atender a porta.
- Parabéns, Dona Jura, muitas felicidades pra senhora.
- Obrigada querida, que bom que vc veio - nisso Dona Jura recebe um beijão de Fernanda no rosto - vai entrando querida, e cadê seu namorado?
- Trabalhando Dona Jura, trabalhando, vê se pode.
Nisso Fernanda entra na sala e todos estão conversando com muita animação, na mesinha de centro muitos quitutes deliciosos e refrigerantes pra todos os gostos. Dona Jura está em um sorriso só, afinal aniversário é só uma vez por ano e a presença de tantas pessoas queridas é uma alegria infinita para aquela viúva.
- Filho, não vai contar a todos as novidades?
Dona Jura sente um orgulho muito grande do filho, quando seu marido morreu ele tomou as rédeas da casa e foi a luta, conseguiu se formar e entrou para uma grande empresa, hoje ele cuida da sua mãe, tem por ela um amor e um carinho muito grande que é retribuído com muitos mimos e um orgulho nem um pouco escondido que ela faz questão de partilhar a todos.
- Pois é, depois de todos os problemas que tive com a Júlia e que todos sabem..
- O quê? Arranjou outra louca já? - diz Tiago em tom de deboche!
- Não, na verdade eu vou mudar do meu ap, esquecer tudo e começar vida nova.
- E quem falar pra Júlia aonde ele mora eu enforco pessoalmente! Diz patrícia rangendo os dentes brincando em tom ameaçador.
- Vou vender pra ela por uma fortuna, ficar rico as custas da Júlia - brinca Gustavo o irmão caçula de Gabriel.
- E olha que ele paga heim! Fala Tiago já levantando em direção a cozinha. Nisso todos riem com toda pegação de pé em cima de Gabriel.
- Biel vem cá, quero que vc conheça a Márcia, filha de uma amiga da mamãe - nisso Dona Jura já puxa o filho pra perto daquela moça. Biel olha torto pra mãe, ele odeia essas coisas.
- Oi, tudo bom?- dá três beijinhos no rosto da moça que não consegue esconder sua euforia com tudo aquilo.
- Eu vou buscar mais uns salgadinhos pro pessoal, enquanto isso fiquem conversando um pouco. - Mãe!!!! Tarde demais, Dona Jura já havia deixado Biel e Márcia sozinhos, ela sempre faz isso, e ele odeia, não gosta de coisas arranjadas e muito menos da pressão que sua mãe faz pra ele encontrar logo uma mulher pra casar. Ela sempre pergunta quando ele vai providenciar netinhos pra correrem pelos corredores daquela casa igualzinho a ele e seu irmão quando eram mais novos. Nisso Gustavo que estava passando próximo dali é puxado pelo colarinho por Biel que logo apresenta os dois.
- Guto, já conhece a Márcia? Filha de uma amiga da Mamãe.
- Oiiii - diz Guto em tom Dom Juan depois da gripe mexendo as sobrancelhas e dando uma piscada.
- Oi - responde Márcia rindo da performance do Martins mais novo.
- Eu vou lá ajudar a mamãe, faz sala pra Márcia um pouquinho? Biel olha pra Guto.
- Faço sala, cozinha, banheiro, quarto, já conhece o quarto? tem uma cama lá que é uma maravilha. Biel deixa os dois sozinhos, com Guto ali ele estava livre pelo resto da noite, seu irmão é um poço de hormônios e com certeza a Márcia ficaria muito, mas muito ocupada.
- Mãe, quando vc vai deixar de me arranjar filhas de amigas suas?
- Filho faço isso só pro seu bem, vc não consegue arranjar ninguém por si? Então eu dou um empurrãozinho.
- Mas vc viu o que aconteceu com a última que vc me apresentou, tava mais pra interna de clínica psiquiátrica.
- Quem diria, a Júlia tinha um rostinho tão angelical, mas essa é diferente, perguntei pra várias amigas do clube, essa é bóia pra casar, vc viu? Corpo forte, vai me dar um monte de netinhos! Empolga-se Dona Jura apertando as bochechas do filho.
- Mãe, eu quero me apaixonar sozinho por uma moça que eu escolher, pode ser? A senhora só me mete em roubada e ao menos que eu esteja realmente apaixonado eu não vou me envolver com outra mulher. Chega, fechei pra balanço. Biel já está meio exaltado.
- Não diga isso meu filho, a mamãe só quer ajudar ta, fica calmo ta? Prometo que vou te deixar em paz um pouco pode ser? Leva esses salgadinhos pra sala e vai conversar um pouco mais com a Márcia!
- Mãe!
Gabriel olha para trás como se dissesse, vc não tem jeito. E realmente não tinha, Dona Jura era uma pessoa única, ninguém conseguia ficar bravo com aquela senhora sorridente. Era dotada de uma pureza que as vezes beirava a burrice, ajudava todos ao seu redor, mas as vezes ficava chateada por não conseguir abraçar o mundo. Biel sempre dizia pra sua mãe "Dona Jura, a senhora não pode abraçar o mundo " e ela sempre respondia mas vc eu posso e apertava seu filho enchendo ele de beijos por todo o rosto. Aquela família era assim, cheia de problemas, amor, carinho, brigas, como toda família tinha que ser, mas era uma família de muita união, uma família única. Os parabéns encheram toda a sala, as luzes das velas iluminaram o bolo e as palmas se uniram às vozes cantando, enfim era isso, mais uma noite feliz na casa dos Martins.

Nenhum comentário: