segunda-feira, janeiro 24, 2011

Quem Somos nós Para Julgar?


Boa semaninha pessoas... estava lendo um devocional e me deparei com esta história e achei pertinente colocar aqui como ponto de reflexão.....

Muitos conhecem a história daquele homem que, num dia chuvoso, saía para seu trabalho e descobriu que todos os guarda-chuvas que estavam em casa precisavam de conserto. Através dos anos, os filhos tinham crescido, deixando um número de guarda-chuvas que a família ainda possuía. Na primeira busca, encontrou quase uma dúzia. Sem muita vontade, tomou alguns deles para levar para consertar.


No fim do dia, passou numa lanchonete antes de voltar para casa e, ao sair, pegou por engano um guarda-chuva que não era o dele. Antes que ele chegasse à porta, o dono do guarda-chuva o alcançou e pediu-o de volta. O homem ficou embaraçado e pediu desculpas.
Saiu dali, foi à loja de consertos, pegou os guarda-chuvas consertados e tomou um ônibus. Duas paradas à frente, entrou um senhor que logo disse: "Bem, vejo que você foi bem-sucedido hoje." Era o homem cujo guarda-chuva tinha sido pego por engano no restaurante. Nenhuma explicação por parte daquele que consertara os guarda-chuvas convenceria seu acusador de que ele era qualquer coisa menos um ladrão de guarda-chuvas.


Essa é mais uma demonstração de como atribuímos motivos e saltamos rapidamente para conclusões que não estavam na ação nem na intenção da pessoa.

No sermão do monte, Jesus fez uma afirmação corajosa e um mandado difícil: "Não julguem, e vocês não serão julgados."
Posso considerar uma pessoa e/ou grupo como errados, mas se essa percepção me levar a desvalorizar a pessoa e/ou o grupo, também estou errado.

Como nenhum de nós está isento de argueiro ou trave no olho, é melhor não falar, não julgar e, antes, dar uma olhadinha em nós mesmos.

E com isso abro o meu parênteses..... ao invés de ficarmos discutindo teorias ou imaginando coisas a respeito de atitudes devemos ir perguntar diretamente na fonte, temos que ter o senso do que é certo e com isso buscar a verdade. Logo eu que sempre busco a verdade e acabo sempre perguntando na fonte e evitando assim pensamentos, passei por situações recentes que esqueci esse principio.... dai digo a vcs q o sofrimento causado não vale a pena...... não julguemos, busquemos a verdade.... sempre.....

 

Um comentário:

Nay disse...

gostei muito do seu blog parabens...