quarta-feira, julho 07, 2010

É possível ser solteiro e feliz?



Existem pessoas que não têm muito talento para namorar, tampouco para casar. Elas preferem caminhar sozinhas na vida, sem paciência ou habilidade para aprofundar-se em relacionamentos. Os tempos atuais beneficiam estas pessoas na medida em que hoje se pode ter encontros efêmeros, sexo avulso, salas de bate papo e sites de relacionamento na internet, enfim, toda uma cultura que dá suporte aos solteiros.

A melhor coisa de ser solteiro é a liberdade, a autonomia para ir e vir, sem ter que dar satisfação para os outros. Você faz tudo na hora que quer, escolhe seu próprio ritmo. Tem mais tempo para si, para se cuidar, ler um bom livro, para meditar. Você pode sair com quem quiser, sem ter que prestar contas.

Existem vários tipos de solteiros buscando por um relacionamento. Têm aqueles com os pés no chão, que buscam um amor possível. Isto significa que compreenderam que ninguém é perfeito e que o próprio relacionamento é imperfeito. Estes têm mais chances de encontrar um par. Mas existem também aqueles que são muito idealistas e procuram um par perfeito, sem se dar conta de que a relação deve ser construída passo a passo e, para tanto, há que ter muita habilidade. Estes vagam pelas noites e pela internet sem jamais encontrar o príncipe ou a princesa encantados. No geral, são pessoas que cobram muito, tanto de si como dos outros.

Se você está a fim de um solteiro convicto, saiba que as chances de mudar o ponto de vista dele são mínimas. De toda forma, se quiser persistir, você deve funcionar como um educador emocional, provando que o envolvimento é algo que vale muito a pena e que namorar é mais agradável que desagradável.

Acredito que é completamente possível ser um solteiro feliz. Aliás, felicidade ou infelicidade podem ocorrer estando ou não acompanhado de alguém. Tudo é uma questão de como você encaminha sua vida, com mais ou menos otimismo. Não faltam boas opções para você transitar pelas cidades, mesmo sendo solteiro. Cinemas, teatros, programações culturais, bares, boates. Você pode ter bons amigos, sair para paquerar, pode participar de cursos ou desenvolver hobbies.


Sergio Savian

Nenhum comentário: