segunda-feira, junho 14, 2010

Sexo e Sentimento: Diferenças Entre Homens e Mulheres ao Sair das Relações

Por Gravatai Merengue



Antes de tudo, por favor, não comecem com aquela ladainha de "generalização", ok? Eu sei que há exceções para toda regra, que alguém pode ser diferente e assim por diante. Mas é tecnicamente impossível escrever sobre homens e mulheres sem usar as regras gerais. Estamos combinados? Ok. Sigamos.

Quando está namorando ou casada, uma garota sabe muito bem que há pelo menos mil homens em seu pé. Ela não é besta e tem total noção desse fato. Mais ainda: esses fulanos muitas vezes fazem declarações apaixonadas. Os homens, por sua vez, também são assediados, mas, não vamos negar, a escala é menor.

POR QUE CARGAS D'ÁGUA, PORÉM, SÃO ELES QUE GERALMENTE DESISTEM DE TUDO ENQUANTO AS MULHERES QUASE SEMPRE PREFEREM APOSTAR NA RELAÇÃO? COVARDIA/CORAGEM? VÍCIO/VIRTUDE? PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA?

Nada disso, amigos. Talvez puro e simples oportunismo em razão dos fatos. A teoria a seguir, baseada em exemplos bem reais, é toda fundamentada em casos pra lá de concretos.

Esses "mil", da mulher do exemplo, são na verdade novecentos e noventa e nove querendo enfurnar o robalo, ou algo assim, E ELA SABE DISSO. A mulher, portanto, não quer trocar o certo pelo duvidoso e, no máximo, pula a cerca, dá uminha, mas não larga o namorado ou marido. Para largá-lo por "aquele um" (mesmo se são dois ou três, enfim), é preciso MUITA, MUITA, MUITA certeza, segurança, confiança, sentimento etc. E é raro, muito raro.

Os homens já estão numa situação mais confortável. Mulheres, quando cobiçam "o homem da próxima", nem sempre desejam apenas flambar o linguado. Em geral, sonham também com uma vida a dois, fazem planos para uma relação e, como depois descobrimos, é isso que acontece. Ele termina o namoro, fica com a outra e... COMEÇA UMA NOVA RELAÇÃO.

Ao longo dos anos, consciente ou inconscientemente percebendo isso, homens e mulheres sacam a malandragem. Mulheres não pulam fora porque depois ficam sem; homens acham que estão no melhor dos mundos porque, afinal de contas, a maré lhes parece extremamente favorável já que tem sempre um chinelo véio para um pé cansado.

Mas não é sempre assim. Entendam esse raciocínio como o encerramento da primeira parte da teoria. Há mais por aí. Porque os homens são bundões, as mulheres são muito, mas muito mais corajosas.

Como disse, é raro a garota sair de uma relação. Há casos, é claro, em que terminam por incompatibilidades ou porque o sujeito deu alguma mancada (traição, p.ex.). Mas logo voltam, perdoam, aceitam tentar novamente. Homens também perdoam (o importante é ninguém ficar sabendo, para preservar a fama "durona"). Falo aqui, entendam, de ENCONTRAR OUTRO AMOR.

Quando a mulher REALMENTE ENCONTRA OUTRO CARA DE QUE GOSTA E SAI DA RELAÇÃO, salvo em casos mais raros do que nevasca no Piauí, ela evidentemente não volta. E fim de papo. Já era. Perdeu. Foi-se. Aquele abraço! Ela fica com o outro e já era. Porque não se trata de uma "traição". Ela está realmente envolvida, apaixonada, amando. Não foi, vamos dizer, uma "safadeza", mas puro sentimento.

E o homem? Hm... Esse aí às vezes confunde as coisas. Isso porque está na zona de conforto, muitas vezes uma "zona de desconforto", puto da vida com a rotina da relação e atento àquelas duas ou três que dão moleza (sua mulher tem mil caindo matando, mas ele nem se liga), e aí resolve TERMINAR. Cai na gandaia, sai com uma, com outra, inicia um namorico, depois outro e... VOLTA CHORANDINHO COM SAUDADE.

Isso porque o homem é homem e, assim como 999 dos 1000 que dão em cima de sua namorada querem apenas chacoalhar a manjuba, ele também quer somente espanar o parafuso com as então pretendentes. Só isso. Depois de passado o desejo de libertação, sente falta do amor verdadeiro e corre pros braços da amada.

Muitas vezes, é claro, a (agora) ex o aceita de volta, mas em outras circunstâncias já é tarde demais, e aí o malandrão sentou na graxa - são as hipóteses em que ela, abandonada, descobriu o amor com outro e, também por cautela ou por amor realmente sincero, não quer mais largar outra relação verdadeira.

Taí, é isso. Só falei obviedades, embora tenha gente achando que isso seja algo polêmico. No fundo, todo mundo é interesseiro, quer sexo do mesmo jeito e só pensa em si próprio, mas cada qual à sua maneira.

E, também, todo mundo quer amar e ser amado.

Nenhum comentário: