terça-feira, junho 08, 2010

Pesquisadores descobrem proporção de rosto feminino perfeito

Claudio R S Pucci

Existe um conceito teórico na geometria chamado de proporção dourada (golden ratio), que é a razão entre comprimento e largura que seria mais agradável ao olhar e que é cercada de mistérios há tempos. Teria sido usada na construção das pirâmides e nas obras da Atenas antiga. Agora estudiosos americanos e canadenses conseguiram chegar à fórmula da proporção ideal para um rosto feminino ser perfeito.

Segundo a pesquisa, Shania Twain tem o rosto com proporção perfeita


Para isso, os cientistas fizeram voluntários analisarem fotos da mesma modelo, apontando quais os agradavam mais, sendo que a distância vertical entre olhos e bocas dentro do comprimento do rosto (do queixo à linha do cabelo) e horizontal entre os olhos foram modificadas através de ferramentas de edição de imagens.

A conclusão final é que a distância entre olhos e boca deve ser de 36% do comprimento do rosto, enquanto cada olho deve distante um do outro a 46% da largura do rosto (de orelha a orelha). Essa proporção dourada, 36/46, pode ser encontrada, por exemplo, na cantora canadense Shania Twain, enquanto Angelina Jolie e a deslumbrante Elisabeth Hurley não teriam esses números, logo não são "perfeitas".

Os cientistas querem agora descobrir a melhor proporção para rostos masculinos, mulheres não-caucasianas e crianças. Na linha de pensamento de que tudo que é perfeito é chato demais, ainda ficamos com La Jolie como musa inspiradora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi isto já faz um bom tempo. Acho a ideia muito relativa. Conheço a canadense mencionada e sempre a achei muito bela (especialmente quando maquiada, parecia perfeita).