quinta-feira, junho 18, 2009

Conquiste Ele de Vez

Agora vai: como engrenar o namoro e levar a relação ao próximo nível?


Você está saindo com aquele cara maravilhoso, mas namoro que é bom, nada? Ou então, já desfruta de uma relação há algum tempo, mas o bonitão está custando a se decidir? É, minha amiga, você não está sozinha. E, no fundo, morre de medo de passar o Dia dos Namorados sem beijinhos, carinhos e presentes, não é? Tudo bem, é compreensível. Ter (e manter) um exemplar do gênero masculino sem muitos defeitos de fábrica nas suas mãos, só para você, não é tão simples. Mas, seguindo algumas dicas estratégicas, você vai aprender a não deixar mais o "homem da sua vida" escapar.
É bom deixar claro que não existe uma receita mágica ou uma "fórmula do amor", nem para conquistar, nem para segurar uma pessoa. Mas há alguns comportamentos que podem ser adotados ou evitados a fim de amadurecer o relacionamento. Fácil não é: "Ainda mais hoje em dia, em que tudo nos leva a algo mais superficial. As pessoas têm preferido a quantidade à qualidade, principalmente os homens, que partem logo para outra se não estão gostando muito do que têm", afirma o terapeuta especializado em relacionamentos Sergio Savian, diretor da Escola de Relacionamento Mudança de Hábito. No entanto, segundo ele, isso não é motivo para desespero. "É claro que não dá para generalizar. Existem, sim, muitos homens que estão à procura de algo sério e estável, mesmo que não saibam. A mulher precisa acreditar que nem todos 'são iguais' e que o amor pode dar certo", defende.

Com o passar do tempo, a paixão e o entusiasmo diminuem e as diferenças começam a se acentuar. O que acontece é que muita gente não lida bem com isso e não permite que o outro tenha comportamentos, preferências e hábitos distintos dos seus

- Atenção ao perfil. Para começar, você precisa ter certeza de que realmente quer ficar com a pessoa que está ao seu lado. Sergio Savian frisa que ter boa pontaria e escolher o perfil adequado ao que se quer é fundamental. "Se você está procurando um namoro sério e duradouro, não deve se apaixonar por um cara baladeiro e 'galinha', pois vai se arrepender ou sofrer muito. Tente perceber o estilo e invista naqueles com espírito mais gregário e familiar", recomenda. Lembre-se, também, de que sintonia e afinidade - de interesses, preferências e amizades - tornam a relação muito mais fácil, gostosa e próspera.
- Não sufoque! Especialistas em relacionamentos amorosos e comportamento humano garantem que a melhor estratégia para "prender" um homem é... não prendê-lo! Isso mesmo. "Quando uma mulher quer dar continuidade à relação e tem medo de perder o parceiro, acaba caindo na armadilha de prendê-lo demais. Se ele vai jogar bola, ela vai assistir; se ele sai com os amigos, ela quer ir junto sempre etc. Mas tentar manter o outro sob controle a qualquer custo causa uma reação inversa, e o parceiro acaba se sentindo sufocado", alerta a psicóloga e terapeuta de casais Miriam Barros de Lima. Segundo ela, uma mulher que age desta maneira será vista como insegura, "chata" e "pegajosa", o que afugenta qualquer homem. Sergio Savian concorda: "Homem é um bicho arisco, que não se prende 'laçando', mas mostrando confiança".


- Respeite a individualidade. Seguindo a lógica do item anterior, é essencial que cada um cultive o seu espaço. "Isso precisa ser respeitado em qualquer estágio do relacionamento", ressalta Miriam. Vocês podem fazer um monte de coisas juntos e adorar essa proximidade, mas todo mundo precisa ter o seu tempo para ficar só, ou para sair com outras pessoas. Ficar 24 horas por dia colados só vai ajudar para desgastar a relação. Da mesma forma, compreenda que, por mais que você acredite que o cara é a sua alma-gêmea, ele não é igual a você. "Com o passar do tempo, a paixão e o entusiasmo diminuem e as diferenças começam a se acentuar. O que acontece é que muita gente não lida bem com isso e não permite que o outro tenha comportamentos, preferências e hábitos distintos dos seus, boicotando ou desqualificando as opiniões contrárias", lembra a psicóloga.

Fonte: Site MSN

Um comentário:

Anônimo disse...

Nuss, me ajudou muito! *-* Falando sério, bem interessante esse texto. São coisas simples que muitas vezes a gente não percebe que está fazendo errado. Obrigada.