segunda-feira, junho 22, 2009

Conheça dez regras de etiqueta durante a menstruação

Ficar menstruada não é mais tabu e o assunto é conversado abertamente entre amigas e colegas de trabalho. Mas essa liberdade não significa que o tema pode ganhar muito espaço na empresa e que o "assunto" pode ser usado como desculpa para crises de impaciência ou irritação. No quesito higiene então, não há desculpas. Principalmente no banheiro na empresa. Veja dez regrinhas básicas que valem ouro para quando você estiver no período.


1) Não fique o tempo todo falando em altos brados que você está menstruada. Sim, é algo natural, mas poderia se listar pelo menos meia dúzia de outras coisas naturais que fazemos e que não são discutidas em ambiente de trabalho.
2) Não é preciso dar explicações se no meio de um evento ou reunião você precisar ir ao banheiro trocar absorvente. Nem mesmo para as outras mulheres da sala. Apenas, peça licença, saia e volte.
3) No banheiro do escritório, não deixe vestígios da sua condição. É impensável deixar papel higiênico manchado de sangue à vista ou absorventes à mostra. Para descartá-los, use sempre os saquinhos plásticos disponíveis ou enrole-o bem e embrulhe-os com uma boa camada de papel higiênico antes de jogá-los no lixo. E certifique-se de que a descarga foi bem puxada.
4) Mantenha a mesma discrição em casa. Ninguém precisa ter provas de que você está menstruada. Tenha o mesmo cuidado no banheiro da sua casa, mesmo que você seja a única pessoa a frequentá-lo. E se por acaso a calcinha ficou manchada, lave-a debaixo do chuveiro e depois coloque-a de molho em uma bacia pequena ou balde fundo com a parte manchada para baixo.
5) Não exiba orgulhosamente pacotes e ou nécessaire cheia de absorventes no ambiente de trabalho. Ninguém precisa vê-los quando você abre seu armário ou gaveta.
6) Não use a menstruação como desculpa para agir de maneira errada com colegas de trabalho, parentes, amigos, marido ou namorado. Sim, os hormônios atuam e muitas mulheres sentem-se mais sensíveis nessa época, mas por que os que não sofrem com isso não precisam ser machucados pelo seu mau humor, patadas ou chororos sem motivo aparente.
7) Se antes ou durante a menstruação você sofre de cólicas, dores ou outros sintomas associados ao quadro, tenha bom senso. Não passe o dia reclamando, gemendo de dor e falando o dia todo sobre o assunto. E nem pense em fazer cara de dor na frente do cliente. O melhor é procurar um médico para ajudar a amenizar os sintomas.
8) Preste atenção na roupa que irá usar. Os absorventes hoje são mais finos e discretos, mas mesmo assim tome cuidado com peças justas e roupas claras, pois se ocorrer algum acidente pode deixar tudo à mostra.
9) Redobre os cuidados com a higiene. Encarar um dia todo fora de casa ou uma jornada de trabalho menstruada pede um pouco mais de atenção. Primeiro, tomar banho antes de sair de casa é fundamental. Segundo, toalhinhas úmidas especialmente desenvolvidas para a região íntima são excelentes aliadas nesses períodos. E troque de absorvente várias vezes ao dia. Nada de esquecer de trocá-lo o dia todo. Esses cuidados vão garantir sua higiene e também sua saúde.
10) Se for provar roupas em lojas, jamais, jamais (menstruada ou não) tire a calcinha. Aliás, não é recomendado comprar roupas menstruada, pois a maioria das mulheres fica mais inchada no período. Se mesmo assim, você resolver comprar alguma roupas durante o período, certifique-se que o absorvente esteja no lugar para não comprometer a roupa da loja.

Fonte: ( Terra Mulher - http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI3836724-EI7590,00-Conheca+dez+regras+de+etiqueta+durante+a+menstruacao.html)

Nenhum comentário: