domingo, setembro 21, 2008

Do Livro Vinculo do Prazer

Estes trechos foram tirados do livro Vinculo do Prazer (master's & johnson), que eh uma leitura muito legal com entrevistas a casais e mesas redondas onde eles discutem os diversos de seus relacionamentos.
Segue frases importantes que tirei do livro e coisas que fazem algum sentido maior para mim:

Assim como nao ha ngm mais cego do que aqueles que nao querem ver, tbm nao ha ngm mais medroso do que aqueles que nao revelam o seu temor.

No meu primeiro casamento fomos de certo modo bem sucedidos, mas eramos tao terrivelmente unidos que nenhum de nos podia agir como individuo. Isso criou um limite no nosso desenvolvimento pessoal, estavamos nos sufocando um ao outro. A licao de conhecer a independencia, a capacidade de sermos duas pessoas distintas, mas unidas eh um problema serio. E dificil saber como ser independente e aceitar a independencia do outro sem imaginar que estamos nos afastando. Eh um ideal dificil de conseguir, serem duas pessoas independentes com respeito total de uma pela outra como individuos, e ainda agir conjuntamente, ambos os companheiros mantendo o conceito basico de que como uma unidade nos temos mais a ganhar em estar juntos do que cada um de nos estando soh.

Uma mulher entregar-se a um homem era o mesmo que por violino nas maos de um gorila. (Honoreh de Balzac nos anos 70)

Casais nao estao ligados por serem casados, estao casados por estarem ligados.

Nao sao as palavras que ouvimos e sim a fomra que ouvimos.

Um olhar eh tao bom quanto um paragrafo.

Ha duas pessoas em casa e eh importante, para cada uma delas, conhecer o que a outra necessita.... Dois seres humanos, com necessidades diferentes, sentimentos diferentes, diferente sentido de adaptacao, simplesmente nao eh possivel para ambos ter sempre os seus desejos perfeitamente ajustados.

Contudo, a mulher pode nao dizer nunca atraves de palavras o que esta pensando: Se ele me amasse nao insistiria. Ou entao: Se ele me amasse seria bastante compreensivo, para nao pedir. E o marido pensa: Se ela me amasse nao recusaria.

Na sua forma mais inibitoria, o medo expressa-se pela negacao de que exista qualquer problema ou pela recusa de enfrentar o problema mesmo depois de este se ter evidenciado.

Nenhum comentário: